Leitura na Praça – Primeiras Estatísticas

2013-12 - Leitura na Praça

(texto enviado pelo companheiro Romeu Bortoletto Junior, gerente do projeto)

• Quanto as doações:

Tivemos cerca de 4000 exemplares entre livros, revistas, gibis, apostilas, dos quais:

– 65% (+ ou – 2600) eram adequados ao projeto dos quais + ou – 2100 encontram-se em circulação nas mãos da população e 500 ainda a serem distribuídos;

– os outros 35% (+ ou – 1400) tiveram outro destino, + ou

– 1000 foram para reciclagem, eram livros didáticos, com conteúdo erótico ou em estado de conservação muito ruim e apostilas.

Cerca de 400 foram repassados, como descrito abaixo:

Alguns infantis para Casa da Fraternidade (Jd. Oliveira Camargo);

Outros com conteúdo doutrinário ou religioso, tivemos aproximadamente as seguintes proporções:

– 70% espíritas (Kardec) – Doados à Biblioteca da Casa Alvorada Cristã (Jd. Morada do Sol)

– 10% espiritualistas/exotéricos

– 5% católicos

– 5% Seicho-no-ie

– 10% evangélicos (denominações diversas)

Sendo estes últimos 30% distribuídos nos estandes do Projeto “Mais Leitura” da rodoviária, sem terem nenhuma referência dos projetos, “aparentando ser colocado ali pela própria população”.

Até agora foram três momentos de maior doação:

– Inicial – Rotakids e Interact – aproximadamente 500 unidades;

– Em janeiro – Pró Memória – aproximadamente 500 unidades;

No próprio Clube – aproximadamente 600 unidades.

As doações da população tem as proporções aproximadas de:

– 60% na Loja Unipolo

– 30% Praça Dom Pedro

– 10% Praça Prudente de Moraes

Somando uma média de 100 exemplares contra uma retirada de 160 e devolução 5 unidades por semana.

• Parceria com a Secretaria de Cultura:

– Solicitamos a Secretaria de Cultura ver junto à Prefeitura ou Corpus a instalação de lixeiras próximas aos estandes, pois encontra-se de tudo na urna de doação, desde copos plásticos e embalagens de salgadinhos à papel higiênico e pontas de cigarro.

• Curiosidades:

– Nossos estandes tem sido usados como painel de utilidade pública, estamos sempre retirando cartazes, folhetos, propagandas, recados, e adesivos, porém tal atitude nos deu a idéia de termos um espaço de comunicação com a comunidade, em nome do clube já colocamos cartazes de agradecimento pelo apoio ao projeto, votos de Feliz Natal e Ano Novo, neste último fim de semana homenagem ao Dia Internacional da Mulher e nesta semana, dia 14 – Dia do Bibliotecário, dia 15 – Dia da Poesia e do Vendedor de Livros e dia 20 – Dia da Escola.

Há dias danificaram a porta da urna da Praça Dom Pedro que foi retirada para reparos, desde então tal espaço vem sendo utilizado pelo fiscal da Viação Indaiatubana como armário, guardando sua mochila, marmita e pasta de anotação.

– Já foi encontrado doação de dinheiro dentro das urnas: R$ 1,00 na Praça Prudente de Moraes e R$ 4,00 em moedas na Praça Dom Pedro.

– Nosso projeto já foi noticiado nos jornais Votura, Destaque e Exemplo.

– Alguns livros nota-se que nunca foram lidos e outros ainda estão na embalagem.

– Dentro dos livros já foram encontrados foto de família, documento pessoal, 2 jogos da loteria esportiva feito em 25/01/75, cartas e bilhetes de diversas épocas sendo uma das mais antigas datadas à 25 anos.

– A triagem avalia as condições de conservação (alguns não conseguimos recuperar).

• O conteúdo:

– As dedicatórias e anotações que possui nome completo, endereço, telefone ou outra informação que possa identificar o doador é retirada ou rasurada.

– Os livros também são folhados para retirar os itens já citados assim como recibos e papéis soltos que possa cair do livro e sujado a praça.

– Após a triagem são adesivados com o logo do projeto e do Rotary.

• A distribuição:

– É feita diariamente por voltas das 7:00 hs, inclusive sábado e domingo, em ainda de 10 à 12 livros/revistas por estande, no caso de coleções, é colocado um exemplar por semana não respeitando a ordem da mesma e nem o dia da semana.

• Continuidade e ampliação:

– Já em andamento a proposta de fusão entre o nosso projeto e o projeto do Pró Memória Mais Leitura.

• Participam da Copa do Mundo:

– Como temos cerca de 50 dicionários diversos entre Português, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês e dada a proximidade com o Aeroporto Internacional de Viracopos e cidades vizinhas que hospedarão algumas seleções de futebol, teremos o Projeto Brasil (um bom diferencial durante a Copa do Mundo) que consiste em disponibilizar em nossos estandes, incluindo o da rodoviária, dicionários na intenção de facilitar a comunicação com possíveis turistas estrangeiros, uma modesta participação do Rotary Club de Indaiatuba junto à este evento mundial.

Aproveitamos e pedimos aos companheiros que doem dicionários para o sucesso deste projeto.

• Os mais doados:

– Livros comprados em livraria: Títulos diversos de Ághata Christie e Sidney Sheldon .

– Coleção “Crepúsculo” de Stephenie Meyer, “A Cabana” de Willian P. Young, “Fernão Capelo Gaivota” de Richard Bach, “O Segredo de Rhonda Byrne” e “O cão dos Baskerville” de Conan Dogle.

– Livros impressos pelo MEC ou Secretaria de Educação estadual para estudos: “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo, “O Noviço” de Martins Pena, “Memória de um Sargento de Melícias” de Antônio de Almeida, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto, “O Analista de Bagé” de Ary Fernando Veríssimo, “ O Curtiço” de Aluizio Azevedo e “A árvore que dava dinheiro” de Domingos Pelegrine.

Sobre Rotary Club de Indaiatuba

O Rotary Club de Indaiatuba, é uma organização mundial de líderes de negócios e profissionais de diversas áreas que prestam serviços comitários e também preza pela ética, além de contribuir com a paz e a boa vontade no mundo. Através de projetos buscamos auxiliar a comunidade local e mundial! venha para o Rotary e boas coisas acontecerão!!!!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário