Rotary Club de Indaiatuba e Fundação Pró-Memória lançam Livro sobre Meio Ambiente

2014-12 - Livro Meio Ambiente - P

Após um ano de trabalho ocorreu no Bosque do Casarão Pau Preto, na terça feira, dia  18 de novembro de 2014 às 19 horas, o evento de lançamento do Livro sobre meio ambiente

“Ambiente, Juventude e Vida”, projeto realizado pelo Rotary Club de Indaiatuba e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba com parceria da Escola Estadual Dom José de Camargo Barros, entre os presentes contamos com autoridades e representantes do Rotary Club de Indaiatuba, da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Prefeitura Municipal de Indaiatuba e da Rede Estadual e Municipal de Educação além dos pais, alunos, professores entre outros.

Durante a cerimônia os alunos receberam seus exemplares e posteriormente distribuíram autógrafos.

A obra é uma coletânea de textos dos próprios alunos tratando dos temas: poluição, desmatamento, recursos hídricos, reciclagem e sustentabilidade.

A Professora Simone, da matéria de Biologia, assim definiu o projeto:

“O Projeto Ambiental teve por objetivo educacional aliar os temas ambientais da minha disciplina de Biologia e despertar a criatividade dos alunos do Ensino Médio, propondo que eles escrevessem textos em forma de prosa e poesia, o que evidenciaria os conhecimentos prévios aprendidos na escola somados a visão crítica do mundo particular de cada aluno.

A Escola Estadual Dom José de Camargo Barros teve a importante parceria da FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA E DO ROTARY, que organizou as etapas da produção do livro contendo as histórias dos alunos que queriam participar da coletânea e, para isso, foi fundamental a participação ativa do Romeu Bortoletto Junior, membro rotariano e organizador do projeto.

O livro foi elaborado com textos que abordam temas referente a consciência ecológica, enfatizando os recursos hídricos, dando a liberdade para a criação dos textos usando a linguagem escrita e a artística dentro da Proposta Pedagógica Curricular do Estado de São Paulo.

O objetivo foi esclarecido para que os alunos entendessem a proposta do Livro, incluindo nos textos suas idéias, visões críticas e liberdade de opiniões. Esta seria mais que uma atividade didática avaliativa. Na verdade, seria a oportunidade de encontrarem uma forma de se fazerem presentes e serem incluídos como protagonistas e autores do mundo que sonham para um futuro melhor.

Quase um ano trabalhando no projeto, em parceria com o corpo docente, coordenação, vice direção e o apoio fundamental da Diretora Srª Constância Aparecida Borges, sinto-me honrada com o evento agendado para o dia 18 de novembro de 2014. No Casarão, teremos o lançamento do livro “Ambiente, Juventude e Vida”, em que os alunos estarão autografando o seu livro para presentear seus familiares. O evento será um momentos de grande emoção pois estarão presentes pessoas de relevante importância e que podem participar na transformação dos sonhos destes adolescentes em projetos ambientais reais.

Dedicamos o livro à saudosos que nos inspiraram em projeto similares, contribuindo para uma educação participativa e de resultados. Acredito que o sucesso deste projeto educacional se deve a união e envolvimento dos alunos, que acreditaram na proposta de ser mais que uma idéia e que, apoiados por profissionais capacitados e amparados pelo ROTARY e pela Fundação Pró-Memória, envolveram alunos e seus familiares, atuando como cidadãos participativos conforme os direitos constitucionais das leis que regem o nosso país.

Será uma noite inesquecível!  Alunos, seus familiares e comunidade compartilhando o sonho de ser, fazer e pertencer.  A mais bela história é aquela que conta as dificuldades enfrentadas durante o trajeto, fortalece durante o processo de construção e que, a partir das experiências vividas, temos o resultado almejado.

Esperamos que esta semente continue germinando e polinize através deste livro, dispersando esperança e realizações. Deste projeto resultou o livro, os sorrisos e a celebração de sonhos, histórias e vidas!”

A diretora acadêmica Sra. Constância Aparecida Borges, assim definiu o projeto:

“Eu sempre fui apaixonada pela literatura, desde pequena minha vó e minha mãe costumavam ler para mim e consequentemente o meu interesse em escrever surgiu após minha alfabetização. Mas quando se é muito inseguro, os sonhos se tornam algo muito distante da realidade.

Este livro tem uma grande importância para todos nós. Além de visar o conceito de preservação ao meio ambiente, ele mostra a importância de sonhar. Mostra que eu, você, todos nós temos a capacidade de lutar pela realização de um sonho.

Em especial pela persistência da Professora (de Biologia) Simone e pela colaboração do Romeu (Romeu Bortoletto Junior, companheiro do Rotary Club de Indaiatuba), este projeto me fez acreditar no meu potencial como futura escritora.

Dada a oportunidade, hoje, afirmo a vocês, escrevo mais convicta e sempre buscando passar a minha mensagem: uma boa educação familiar é primordial para formar a base de um cidadão, o conhecimento que adquirimos por meio de grandes educadores é válido como um tesouro e o amor é a formula para unir o conceito de satisfação e sucesso, assim podemos acreditar que o céu é o nosso único limite.”

Ao companheiro Romeu Bortoletto Junior, aos companheiros da Avenida de Serviços à Comunidade, aos companheiros do Rotary Club de Indaiatuba que auxiliaram no desenvolvimento e aos nossos patrocinadores nosso muitíssimo obrigado.

Vocês tornaram esse projeto real e permitiram que jovens se expressassem em um livro com tiragem de 4 mil cópias que, certamente, vai inspirar muito mais jovens a atuar como defensores do meio ambiente.

2014-12 - Livro Meio Ambiente - 1

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s