Rotary International – 110 anos de luz contra a escuridão

Fotos: Companheiro Boanerges Gonçalves, RC Indaiatuba Cocaes.

2015-04 - Reuniao ABTRF - Convite

Dia 23 de fevereiro de 2015 foi uma data muito significativa para mais de 1 milhão e 300 mil voluntários e mais de 500 mil parceiros no servir em todo o mundo. Nessa data tão especial, Rotary International completou 110 anos e clubes em todo mundo celebraram esse feito com reuniões especiais e com muitas homenagens.

Em Indaiatuba os companheiros do Rotary Club de Indaiatuba decidiram homenagear seus amigos, familiares e parceiros no servir com uma reunião na qual mais de uma centena de pessoas estiveram presentes.

Nessa reunião os parceiros no servir da Empresa Cidadã, projeto da ABTRF – Associação Brasileira The Rotary Foundation – receberam 9 títulos Paul Harris e 3 safiras. Cada título Paul Harris representa a doação de mil dólares para a Fundação Rotária por parte de pessoas ou entidades que doam pela primeira vez, enquanto cada safira representa a mesma doação para para a Fundação Rotária por pessoas ou entidades que já fizeram uma ou mais doações iniciais no valor de mil dólares.

Como parte dessa noite de celebração, proporcionamos a oportunidade para que todos os presentes soubessem um pouco mais de Rotary, o que faremos aqui também, explicando de maneira simples diversos aspectos da vida rotária.

Tratava-se de um dia muito importante para todos nós rotarianos e para a comunidade global, o dia de celebramos o Rotary. Oportunidade de celebrarmos todas as conquistas e tudo aquilo que nos une diante do compromisso, da responsabilidade e do ideal de servir. Celebrarmos os objetivos de Rotary.

Celebrarmos o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidade de servir; O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional; A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações; A divulgação e a continuidade dos ideais de Rotary e a mudança positiva da nossa comunidade através do apoio às novas gerações.

Celebramos, sobretudo, a alegria e o privilégio de fazer parte disso, de acender a luz e afastar a escuridão.

2015-04 - Reuniao ABTRF - Expositores

CELEBRANDO O ROTARY

Há 110 anos, em uma Chicago bem diferente e muito mais perigosa que a Chicago dos dias atuais, um jovem advogado resolveu colocar em prática uma singela e grande ideia, um pouco esquecida naquele tempo e lugar, e talvez ainda hoje esquecida por muitos: o resgate e a celebração da amizade e das boas relações entre as pessoas.

Paul Harris, que em 1891 havia se formado e desde então decidiu passar os cinco anos seguintes conhecendo os Estados Unidos, trabalhou como repórter, cowboy, professor na Los Angeles School of Business, porteiro de hotel, vendedor de granito e marinheiro e em 1896, estabeleceu-se em Chicago e em pouco tempo tornou-se um advogado conhecido.

Uma noite Paul Harris, foi jantar com um colega do escritório, e de uma caminhada que fizeram após o jantar surgiu a ideia do que se tornaria o Rotary.

Naquele passeio seu amigo parou em vários estabelecimentos comerciais para cumprimentar os proprietários e lhes apresentar Paul. O fato de que os clientes de seu anfitrião haviam se transformado em amigos entrou na mente de Paul Harris e nunca mais saiu.

O Rotary foi criado cinco anos mais tarde como um clube onde relacionamentos profissionais pudessem ser transformados em amizade. A primeira reunião ocorreu na sala 711 do Edifício Unity, em Chicago, composta dos quatro fundadores: Paul Harris, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr.

Quando criança, Paul Harris estudara em escolas de elite, onde os alunos tinham pouca ou nenhuma preocupação com dinheiro. Mas ao cursar de direito no estado de Iowa conheceu colegas mais velhos que haviam trabalhado duro para poder pagar seus estudos.

Possivelmente, este contato impressionou Paul Harris pois os primeiros Rotary Clubes eram formados por homens de negócio que conquistaram o que tinham por seu próprio esforço, os self-made men.

Desde então a ideia prosperou. Imbuídos do ideal “Dar de si antes de pensar em si”, milhões de associados fizeram história e auxiliaram o mundo a se desenvolver sob a bandeira da paz e da boa vontade, sob as cores azul e dourado e sob símbolo da engrenagem que transmite confiança e remete ao caráter, a idoneidade, a força de vontade e o entusiasmo do rotariano.

O Rotary International se desenvolveu e está presente em 219 países e regiões geográficas, unindo mais de um milhão e duzentos e quinze mil homens e mulheres que ajudam, diariamente, a salvar mais de 4 mil vidas por dia somando pequenos e grandes esforços em prol do ser humano onde quer que ele esteja.

2015-04 - Reuniao ABTRF - Rotary

Há 60 anos, em 1955, enquanto o Rotary International celebrava seus 50 anos, pequenos comerciantes e empresários de Indaiatuba foram incentivados pelos companheiros do Rotary Club de Itu, nosso clube padrinho, a conhecerem o Rotary. Logo se identificaram com o ideal de servir e fundaram o Rotary Club de Indaiatuba.

No início de sua existência, o Rotary Club de Indaiatuba concentrava a maior parte de suas forças em campanhas beneficentes. Isso era necessário porque naquela época a cidade ainda estava iniciando seu processo de desenvolvimento. Com menos de 20 mil habitantes, em 1955, Indaiatuba só era asfaltada no trecho de cerca de quatro quarteirões que liga a igreja matriz à Praça Prudente de Moraes. Boa parte da população ainda vivia na área rural, trabalhando na cultura do tomate de mesa.

Como forma de colaborar com esse crescimento, o Rotary batalhou e no decorrer dos anos conseguiu que fossem instaladas na cidade instituições como o Indaiatuba Clube, o Banco do Brasil, o Centro de Aprendizado Doméstico (CAD), o Círculo de Apoio ao Menor Patrulheiro (CAMPI) e o Posto Odontológico do SESI, foi responsável pela oficialização do Hino de Indaiatuba, o Brasão da cidade e pela oficialização do aniversário de fundação do município, dia 9 de dezembro.

Um dos maiores orgulhos dos rotarianos de Indaiatuba foi a chamada “Operação Comarca”, iniciada em 1962, com o objetivo de emancipar juridicamente a cidade. Durante a campanha, o Rotary conseguiu momentos memoráveis como, por exemplo, a reunião de membros de todos os partidos políticos da cidade, e a participação viva da comunidade para discutir o assunto num objetivo comum. Com a participação de funcionários das empresas foi possível a realização de um censo municipal.

Depois de criada a Comarca pela lei qüinqüenal, aprovada pela Assembléia Legislativa, em 31/12/1963, os rotarianos voltaram a lutar, junto com a sociedade, para a instalação da mesma, que ocorreria em 1965.

O clube contribuiu decisivamente para a expansão do Rotary, fundando quatro novas unidades rotárias: O Rotary Club de Itupeva, o Rotary Club de Elias Fausto, o Rotary Club de Indaiatuba Votura e o Rotary Club de Indaiatuba Cocaes.

A Fundação Rotária sempre mereceu a melhor atenção por parte dos rotarianos de Indaiatuba, principalmente porque entre os fundadores do clube havia um grande número de estrangeiros imigrantes vindos do Japão, Portugal, Alemanha, Itália, Tchecoslováquia, Líbano e Suíça.

Esta tradição de valorizar projetos internacionais foi mantida e em 1998 o Rotary Club de Indaiatuba foi o primeiro do distrito e o quarto do Brasil a ter 100% de seus sócios contribuintes com a Fundação Rotária. Como reflexo disso, Indaiatuba tem tido presença constante em programas importantes como o de bolsas culturais para aperfeiçoamento do idioma em outro país, intercâmbios de grupos de estudos, subsídios equivalentes e campanhas como a que busca a erradicação da poliomielite em todo o mundo. Ainda na área internacional é intensa a participação no programa de intercâmbio internacional de jovens.

Além dessas memoráveis realizações, o Rotary Club de Indaiatuba também pode se orgulhar de, junto à Associação das Famílias de Rotarianos de Indaiatuba (AFRI), com o Rotary Club de Indaiatuba-Votura, o Rotary Club de Indaiatuba-Cocaes, o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comuntário (NRDC), o Interact Club, o Rotaract Club e, mais recentemente o Rotakids Club de Indaiatuba, e orgulha-se de ter conseguido realizar campanhas constantes, além de manter um expressivo banco de cadeira de rodas e aparelhos ortopédicos.

Anualmente, acontece uma série de eventos que tem por objetivo atender as necessidades das entidades assistenciais de Indaiatuba. O Clube de Mães, há muitos anos, realiza cursos para gestantes carentes inteiramente custeados pela Associação dos Cônjuges.

Juntos, os clubes e parceiros no servir que compõem a família rotária de Indaiatuba realizam mais de duzentas intervenções anuais na nossa comunidade, beneficiando e desenvolvendo dezenas de milhares de pessoas.

Assim, o Rotary mostra que aos 60 anos de idade continua sendo jovem, dinâmico e essencial para sua comunidade.

2015-04 - Reuniao ABTRF - Paul Harris

A FUNDAÇÃO ROTÁRIA

A Fundação Rotária do Rotary International é uma organização que suporta os esforços do Rotary International para alcançar a compreensão e paz mundial através de programas internacionais humanitários, culturais e educacionais. A Fundação é mantida somente através de contribuições voluntárias de Rotarianos e amigos da Fundação que compartilham esta visão de um mundo melhor.

Foi criada em 1917 pelo sexto presidente do Rotary International, Arch C. Klumph, como um fundo de doações para o Rotary “para fazer o bem no mundo”. Tem crescido desde uma contribuição inicial de US$26,50.

A Fundação Rotária é o grande braço filantrópico do Rotary International, financiando projetos sociais, importantes, tanto humanitários como educacionais ou culturais em todo o mundo.

Ela está entre as melhores e maiores entidades não governamentais e nem ligada a qualquer entidade religiosa ou empresas privadas tem um caráter bem definido principalmente sem fins lucrativos.

Hoje ela ocupa uma posição de destaque entre as fundações de todo mundo, por exemplo, nos Estados Unidos dentre as 200.000 lá existentes, a nossa fundação esta entre as 50 melhores do país, conforme a Charity Navigator, empresa que avalia as Fundações.

A eficiência administrativa, os investimentos sólidos e o excelente controle sobre seus programas foram os motivos para que recebesse a classificação máxima de 4 estrelas.

Hoje seu patrimônio líquido está acima de 900 milhões de dólares.

Seu objetivo é apoiar as iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate a pobreza nas comunidades locais, como também no mundo.

Destaca-se o Programa Pólio Plus que é uma campanha do Rotary para erradicação global da poliomielite.

O programa foi lançado em 1985. O Rotary trabalha em parceria internacional com a OMS – Organização Mundial de Saúde, com a UNICEF e com o Centro Norte Americano de Prevenções e Controle de Doenças, além de governos nacionais e outros para alcançar essa meta.

Também tem como ênfase projetos globais e locais que dêem cumprimento a uma ou mais de 6 ênfases destacadas por Rotary International:

1) Saúde

2) Educação

3) Prevenção de doenças                                                                                                                                                                                                                                                                                             4)Saneamento básico e Recursos hídricos

5) Saúde materno-infantil

6)Desenvolvimento econômico – comunitário

No nosso município, recursos da fundação rotária já promoveram grandiosas doações do Rotary Club de Indaiatuba para a sua comunidade.

Destacamos dois projetos:

Primeiro a doação de dois veículos Volkswagen Kombi, um para o Volacc – Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer e outro para o Lar São Francisco de Assis, referência no tratamento de soropositivos e famílias em situação de risco.

E a doação de uma lavanderia industrial no valor de trinta mil dólares para o Instituto Indaiá, conhecido no nosso município como “Teiadão”, que atende mais de cem pacientes internos oferecendo reabilitação e tratamento de transtornos de comportamento.

A ABTRF

A ABTRF é uma entidade civil sem fins lucrativos que permite o recebimento de doações para a Fundação Rotária efetuadas por pessoas jurídicas brasileiras.

Criada para oferecer um caminho e eventuais benefícios às pessoas jurídicas que desejam contribuir formalmente com a Fundação Rotária.

As doações são aplicadas em fundos gerenciados pela Fundação Rotária, e são redirecionadas a criação e manutenção de projetos de SUBSIDIOS ELABORADOS PELOS ROTARY CLUBS e realizados no Brasil, que atendem às necessidades das comunidades carentes.

Quero convidá-los a ver alguns exemplos de aplicações recentes de recursos da Fundação Rotária no nosso Distrito.

  • Aquisição de um notebook para as atividades educativas da Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba no valor de R$ 1.650,00.
  • Recursos destinados para completar a instalação de um armário de mantimentos na cozinha da Casa da Fraternidade de Indaiatuba, no valor de R$ 1.350,00.
  • Aquisição de cadeiras de rodas e de banho para a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Indaiatuba, no valor de R$ 1.800,00.
  • Aquisição de equipamentos (vaporizadores, máquina de costura, prensas, mini caldeira e mesa) para o setor de passadoria do Lar S. Francisco de Assis no valor de US$ 1.550,00.
  • Aquisição de coletores de lixo, sacos de lixo, luvas, camisetas, cartilha e material de divulgação para o projeto de educação ambiental e reciclagem da ONG Lance de 3- Esporte, Educação e Cidadania, de Indaiatuba, no valor de US$ 1.392,00.

Anualmente, mais de vinte mil reais em subsídios distritais são aplicados em projetos dos clubes do nosso distrito, beneficiando centenas de milhares de pessoas em suas comunidades.

Com a ajuda das EMPRESAS CIDADÃS e dos nossos convidados aqui presentes conseguiremos, cada vez mais, gerar benefício e sustentabilidade a mais e mais pessoas e comunidades.

E é celebrando essa parceria que gostaria de apresentar nossas empresas parceiras no projeto EMPRESA CIDADÃ.

NACIONAL TECNOLOGIA INSTRUMENTOS Equipamento de Dosagem

DICLACE Hidraulica LTDA

MUNDO VERDE 0WTJ Comercio de Produtos Naturais e Orgânicos Ltda

ATOCOLOR Industria e Comercio Ltda

UNIPOLO Confecções e Armarinhos LTDA ME

TMC Industria de Tintas Gráficas Ltda.

ATENAS Assessoria Contabil Ltda

INDAIA VIGAS Industria e Comercio LTDA.

A.M.E. Distribuidora de Produtos de Limpeza EIRELI

NS Produtos e Sistemas de Higiene LTDA

HLS Cursos LTDA.

JUSTE E FRANCO Admin e Empr Imobiliários LTDA

SPOLETO – Franverde Comercio de Alimentos Ltda

MIL MÁQUINAS – Gonçales e Cia Ltda EPP

INNARA Industria Nacional de Aramados Ltda

LÓGICA Assessoria Contábil LTDA.

KOSTELA DO JAPONÊS – YHIDEKI e ELIANE LTDA EPP

PECHT & PIOVESAN Contabilidade

2015-04 - Reuniao ABTRF - Empresas

2015-04 - Reuniao ABTRF - Agraciados

POSSE DE COMPANHEIRO

2015-04 - Reuniao ABTRF - Posse Paulo Domingues

Ao final da reunião seu momento mais marcante. A chegada de um novo companheiro, sua acolhida e sua posse.

Trazido ao Rotary Club de Indaiatuba através do convite do companheiro Roberto da Silva Junior, o companheiro Paulo Domingues foi apresentado ao Rotary e seu ingresso foi aprovado por unanimidade.

Paulo Pi Domingues é natural de São Paulo Capital, nascido em 11 de março de 1959, tem 55 anos, portanto. Pai de Gustavo Murgel Domingues e Ana Paula Tosolini Domingues, é engenheiro de produção e mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, em 1981, Pós Graduado em Gerência de Marketing pelo Instituto Dom Bosco de Americana, em 1990 e Mestre em Tecnologia Textil pela Universidade do Minho, da cidade de Guimarães, Portugal, em 1994.

Paulo é sócio diretor da empresa Seven Assessoria e Treinamento Ltda., que tem como clientes o Senac – Grande Hotel Sâo Pedro e Grande Hotel Campos do Jornal, Bosh, Congesa Construtora entre outros.

Paulo, que namora a Srta. Denise, tem destacado trabalho voluntário no CIESP, desenvolve projetos de treinamento para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes, deficientes visuais e auditivos e seu desejo por contribuir mais para com a sociedade foi o que motivou o companheiro Roberto da Silva Junior a convida-lo a participar do Rotary Club de Indaiatuba.

IMBUÍDOS DO IDEAL DE SERVIR

Ao final dessa celebração dos 110 anos de uma ideia que mudou o mundo: o Rotary, pudemos lembrar que muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos.

Quase todo o tempo em que falo de Rotary para amigos, conhecidos e familiares eles me perguntam o que é Rotary e o que Rotary faz. Acredito que todos os presentes retornaram aos seus lares sabendo o suficiente para poder explicar, bem como você que está lendo essa matéria na internet.

Quase todo o tempo em que falo das nossas ações as pessoas me perguntam qual é a melhor recompensa por fazer parte do Rotary. Pessoas devem ter perguntado isso aos demais companheiros rotarianos também.

Participar do Rotary não me faz conhecido, não me traz dinheiro, não me deixa famoso. Participar do Rotary me traz a oportunidade de fazer o mundo um lugar melhor, na medida das minhas possibilidades e me faz viver emoções.

Se você se identifica com esse ideal, entre em contato pelo email piovesan.erico@gmail.com e venha conhecer o Rotary.

2015-04 - Reuniao ABTRF - Reuniao

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s