Mais de 15 mil pessoas com abrigo no Nepal

2015-06 - Shelterbox P

Shelterbox, um programa parceiro de Rotary Clubs no mundo todo, uniu forças com empresas e autoridades locais do Nepal para enviar mais caixas abrigo e prover dignidade e esperança a mais de 15 mil pessoas, atingidas pelos recentes terremotos no Nepal.

Apesar de sujeitos a novos tremores de terra, as equipes da Shelterbox estiveram muito ativas no Nepal durante todo o mês de maio, provendo auxílio a famílias que estavam localizadas em lugares remotos, de difícil acesso naquele país, que é entrecortado pelo Himalaia, a cordilheira de montanhas mais altas do planeta.

Gurkha Rifles The Royal ajudaram ShelterBox para distribuir kits de abrigo para as famílias em comunidades extremamente montanhosas isoladas no Nepal. Os Gurkhas são uma unidade única no exército britânico, com uma reputação de estar entre os melhores soldados do mundo. Todos os soldados Gurkha são recrutados em Nepal, mas os policiais são recrutados de todo o Reino Unido e da União Europeia.

Os Gurkhas, que são incrivelmente experientes em trabalhar neste terreno inóspito, ofereceram a sua ajuda para obter auxílio ShelterBox a algumas das comunidades mais isoladas na paisagem montanhosa do Nepal.

ShelterBox agora tem sido capaz de fornecer abrigo para mais de 15.000 pessoas cujas vidas foram viradas de cabeça para baixo na sequência dos recentes terremotos no Nepal.

Apesar do segundo grande terremoto a atingir o país na sequência, que mediu 7,3 de magnitude, as equipes de resposta ShelterBox têm trabalhado incansavelmente para alcançar as famílias cujas casas foram destruídas ou seriamente danificadas.

As equipes têm trabalhado com os companheiros de agências de ajuda da Cruz Vermelha Nepalesa, a Agência de Cooperação Técnica e Desenvolvimento (ACTED), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Handicap International para ajudar a coordenar e distribuir suprimentos de ajuda.

Até agora, mais de 2.600 kits de abrigo e quase 500 barracas de especificação da ONU foram distribuídos para famílias em uma variedade de áreas, incluindo a capital de Kathmandu, e os distritos de Dhading e Sindhupalchok. Cada tenda irá fornecer abrigo vital para uma família cuja casa foi destruída, enquanto kits de abrigo conter os elementos vitais para permitir às famílias para criar abrigos temporários e começar a reparar suas casas danificadas.

2015-06 - Shelterbox S

Shelterbox e Rotary International

Entre os dias 6-9 junho aconteceu o evento anual mais importante no calendário do Rotary International, e como só parceiros oficiais do Rotary em todo o mundo poderiam estar presentes, ShelterBox foi convidado a participar.

Coordenador de Desenvolvimento Comunitário, Alex Youlten, fez a viagem à América do Sul esta semana. Alex diz , ‘ShelterBox detém uma posição única na família do Rotary, por isso vai ser muito excitante para se estar em um encontro tão importante. ”

“Estamos realizando uma exposição na ‘Casa da Amizade’. Tenho certeza que isso irá encorajar mais Rotary Clubs em todo o mundo para apoiar o nosso trabalho. E, claro, estamos sempre a olhar para os potenciais voluntários para a nossa Equipe de Resposta a Desastres, e rotarianos com as suas ligações internacionais e objetivos humanitários sempre foram candidatos ideais”. Um vídeo do trabalho da ShelterBox no trabalho também foi mostrado na tela grande no auditório principal.

Esta é a terceira vez que o Brasil sediou a Convenção.  O Presidente da Convenção, companheiro  José A. Pretoni, disse que  ‘Rotary Brasil tem o orgulho de sediar a Convenção Internacional pela terceira vez. Mas, mais do que o orgulho, o que deve trazer todos os membros do Rotary de São Paulo é a oportunidade. É um momento único para celebrar e debate a um nível global. Este é um momento de troca de experiências e idéias de aprendizagem, assistir às sessões extraordinárias, aprender sobre novos projetos e, é claro, ter companheirismo. ”

Os trinta oradores incluiram o Dr. Óscar Arias Sánchez, ex-presidente da Costa Rica e Prêmio Nobel da Paz, e Steve Killelea, fundador e presidente-executivo da Fundação de Caridade e do Instituto de Economia e Paz.

O Executivo Chefe da ShelterBox, Alison Wallace diz, “A Convenção Internacional é uma grande oportunidade para os delegados de conhecer pessoas de todo o mundo, e formar parcerias para seus projetos de caridade. Este é um público enorme e muito simpático a ShelterBox, e tenho certeza que a nossa presença em São Paulo trouxe a algumas conversações muito construtivas “.

Com 1,2 milhões de membros e mais de 34.000 clubes em todo o mundo, o Rotary é representado em quase todos os países do globo. 2015 é um marco aniversário, 110 anos desde a criação do primeiro Rotary Club em Chicago, e 106 anos desde sua primeira convenção. Em 2012 tornou-se parceiro do projeto “ShelterBox first-ever” oficial do Rotary International, e esta parceria única foi agora renovada pelo menos até Março de 2016.

2015-06 - Shelterbox 1

2015-06 - Shelterbox 4

O Rotary Club de Indaiatuba e a Shelterbox

Os rotarianos e parceiros no servir do Rotary Club de Indaiatuba sempre foram grandes colaboradores do projeto Shelterbox desde a primeira doação, em 2012.

Companheiros rotaractianos do Rotaract Club de Indaiatuba participaram de dois treinamentos Shelterbox ainda ministrados pela extinta Shelterbox Brasil na cidade de Santo André, e trouxeram a ideia para Indaiatuba. Meses depois o Rotaract Club de Indaiatuba se tornou o primeiro clube de jovens parceiros no servir da América Latina a doar uma Shelterbox e ajudar uma família vítima de desastre natural.

O exemplo foi seguido pelo Rotakids Club de Indaiatuba, pelo Interact Club de Indaiatuba e posteriormente pelo Rotary Club de Indaiatuba, doando um kit completo cada um, auxiliando, portanto, mais 3 famílias.

O Rotary Club de Indaiatuba, através do companheiro Carlos Alberto Gomes da Silva Junior, promoveu uma série de exposições da Shelterbox com montagem da barraca e apresentação dos itens e ferramentas que compõem o kit. Essas exposições aconteceram em Rotary Clubs, em faculdades e em Conferências Distritais de Rotary, oportunidades através das quais conseguirmos mais doações.

A Comissão de Intercâmbio de Jovens do Distrito 4310 doou mais 2 kits completos com valores arrecadados durante as Conferências Distritais 2011-12 e 2012-13 do Distrito 4310, com a venda de rifas com itens trazidos dos países de origens dos jovens intercambistas.

Infelizmente, a subsidiária do Brasil da Shelterbox não existe mais, entretanto o projeto internacional continua presente em 17 países e 4 continentes atendendo famílias e é parceiro do Rotary International o que enche de orgulho rotarianos presentes em todo o mundo.

2015-06 - Shelterbox 3

Como ajudar?

Se você se interessou pelo projeto Shelterbox e quer ajudar fazendo doação de um kit ou de um ou mais itens específicos você pode através do site da Shelterbox em http://www.shelterbox.org/donate.php

Como dito no site “Cada desastre é diferente, e é por isso ajuda ShelterBox é personalizado para atender as necessidades específicas das famílias afetadas por esse desastre. Às vezes nós enviar ShelterBoxes, que normalmente contêm uma variedade de ajuda de emergência, incluindo tendas, mosquiteiros e equipamentos de cozinha, enquanto algumas situações exigem equipamentos específicos, como itens de tempo frio adicionais, como cobertores e forros térmicos, ou kits de reparação de abrigos que podem ser usado para consertar e reparar abrigos temporários. Somos flexíveis em como nós respondemos, certificando-se que atender as necessidades das famílias que perderam tudo da maneira mais eficiente possível.”

Um kit completo custa algo em torno de mil dólares americanos, mas você pode fazer uma doação de valor menor, se desejar. Como o site é internacional, será necessário ter um cartão de crédito internacional para efetivar sua doação. O ambiente é seguro e todo valor arrecadado tem como destino a atividade de suporte, resposta ao desastre, compra e envio do material e das equipes de apoio.

ShelterBox precisa implantar ajuda rapidamente para onde ela é mais necessária. Para conseguir isso, a equipe de resposta da Shelterbox e autoridades locais, parceiros estratégicos em todo o mundo fazem uma pré avaliação e a ajuda enviada varia caso a caso para se certificar de que é adequado às necessidades das pessoas afetadas pelo desastre. Os valores listados para doação de itens de auxílio individuais representa os custos médios do auxílio, no entanto, são incapazes de alocar doações para itens específicos. A quantidade patrocínio de £ 590 para uma caixa completa, incluindo a entrega, é uma média como o número exato variará para cada implantação dependendo de vários fatores, incluindo o auxílio está a ser enviado e como a caixa está sendo transportado.

2015-06 - Shelterbox 2

A Shelterbox já auxiliou centenas de milhares de famílias no mundo todo e nesse exato momento a atende famílias nos países a seguir:

  • Chile, América do Sul, decorrente de inundações e atividade vulcânica.
  • Nepal, Ásia, decorrente de terremoto.
  • Níger, África, decorrente de conflito armado.
  • Camarões, África, decorrente de conflito armado.
  • Vanuatu, Oceania, decorrente de ciclone.

Ajude a Shelterbox!

Fonte: Shelterbox – http://www.shelterbox.org

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s