Projeto Sangue Cidadão

2015-08 - Sangue Cidadao logo

O Projeto Sangue Cidadão é uma iniciativa em conjunto da ONG GABRIEL – Grupo de Atuação Brasileiro para Realização de transplantes Infantis e Estudos do tubo neural – e o Rotary Club de Indaiatuba que visa facilitar a captação de doadores de sangue e de medula óssea de forma simplificada através de um banco de doadores cadastrados na internet.

Os parceiros identificaram na comunidade uma grande dificuldade na captação de doadores de sangue. Em especial, essa dificuldade foi mais latente nos casos de sangues que são mais raros. “Tive um familiar que precisou de sangue e não tínhamos doadores para indicar” – relata o companheiro Gilberto Francisco, rotariano idealizador do projeto. “Quantas outras famílias não sofrem com o mesmo problema?” – continua – “O Rotary pode fazer alguma coisa por essas pessoas criando um cadastro inteligente para que a pessoa, no conforto do seu lar, possa se por a disposição e tirar suas dúvidas a respeito da doação de sangue e de medula” – completa.

2015-08 - Sangue Cidadao 2

Para colocar em prática um projeto de tamanho vulto e impacto social, o Rotary Club de Indaiatuba procurou o know how de quem tem muito conhecimento na área, a ONG Gabriel.

Especialistas em assistência social a Gabriel é uma organização não governamental, com sede na cidade de Indaiatuba, São Paulo – Brasil, que atua desde 1999 no incentivo à doação de órgãos e tecidos através da conscientização e informação da população e profissionais de saúde. A GABRIEL também tem por objetivo esclarecer e informar os benefícios do Ácido Fólico (vitamina B-9) na prevenção dos Defeitos do Tubo Neural – DTN e outras malformações congênitas que afetam mulheres em idade reprodutiva, por acreditar que o acesso à informação é a principal ferramenta para a mudança de conceitos equivocados aliados ao desconhecimento sobre assuntos que afetam a saúde e comprometem a qualidade de vida do ser humano.

A intenção era facilitar ao máximo o acesso das pessoas ao projeto, a fim de que mais pessoas participem desse projeto sem que haja grande impacto na vida e no dia a dia das pessoas. As pessoas podem acessar de casa o site através do link http://gabriel.org.br/bancodesangue/FormCadastro.html?gclid=Cj0KEQjwmNuuBRDTu5rDjr2kxJsBEiQAWlm6Uq4BuKC35wbbZqpIZj9kNRl1DA9GGMuel_VcJh_MQVIaAmGb8P8HAQ e preencher o cadastro respondendo informações pessoais.

Caso o pretendente e doador não conheça seu tipo sanguíneo, um convênio com o Laboratório de Análises Clínicas Dra. Edna Jaguaribe, de Indaiatuba, permite que gratuitamente se faça o exame de tipagem, bastando que a pessoa compareça a uma das unidades. Para obter os endereços visite: http://www.draedna.com.br.

A Internet é uma ferramenta espetacular, pois permite a informação e a participação dos interessados em qualquer local e horário, bastando um smartphone e uma conexão com a internet. As pessoas podem aproveitar o tempo de espera em uma fila de banco, ou então a hora do almoço no trabalho ou o conforto do lar, quando chegar do trabalho ou durante o fim de semana ou a hora de lazer e distração.

Após a inscrição do cadastro online o doador fica com seus dados armazenados no servidor e seus dados serão acessíveis apenas pelo operador do sistema, com total sigilo garantido para evitar qualquer inconveniente. O doador receberá informações a respeito de doação de sangue e sempre que o seu tipo sanguíneo for necessitado ele receberá um alerta convidando-o a doar no local mais próximo de sua residência.

As pessoas da comunidade que precisarem de doadores devem entrar em contato com a ONG Gabriel para avisa-los sobre a emissão de um alerta. Isso deve ser feito para que os doadores em potencial possam ser acionados por email.

2015-08 - Sangue Cidadao 1

Como se trata de doação, é também um ato de amor ao próximo. Portanto não há custo envolvido para quem se propõe a doar a não ser as despesas de transporte / deslocamento até o local da doação de sangue.

A ONG Gabriel possui uma parceria com o Google Brasil que potencializou o projeto e se tornou um diferencial na obtenção dos cadastros. Assim que você digita “Doação de Sangue” no Google, o primeiro link recomendado é o do Projeto Sangue Cidadão.

O Rotary Club de Indaiatuba, por sua vez, tem atuado na divulgação e nas campanhas de conscientização, especialmente apoiadas pelo Rotaract Club de Indaiatuba, nosso clube de jovens parceiros no servir com idade entre 18 e 30 anos que já realizou relevantes projetos em parceria com a ONG Gabriel em prol da nossa comunidade.

Cabe ao Rotary Club de Indaiatuba auxiliar na captação de novos doadores bem como atuar na expansão desse projeto trabalhando junto aos Rotary Clubs de outras localidades e incentivando-os para que ingressem nesse projeto reproduzindo-o em suas co

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s