Nossa aposta é na Juventude

2015-10 - Seminario de Juventude - 1

Você já viu aqui, nesse mesmo blog, muitas das coisas que os jovens parceiros no servir têm feito pela comunidade e por todos aqueles que mais precisam. Por diversas vezes noticiamos ações importantes e falamos sobre a importância da transformação desse jovem líder em uma boa liderança, que se torne referência para sua família, para seus colegas de profissão, para sua comunidade.

Ao longo do tempo Rotary tem despertado para os benefícios do apoio aos jovens, preparando esses líderes, nosso legado para o futuro. Mais consciência e respeito ao próximo, mais inclusão e justiça social, mais ética e companheirismo, e esses jovens transformarão para melhor suas localidades, estejam onde estiverem, seguindo preceitos e valores humanos universais.

Desde 1966 o Rotary Club de Indaiatuba desenvolve esse trabalho, com a fundação do Interact Club de Indaiatuba que, no ano que vem, completará 50 anos de existência e incrível capacidade de realização, renovação e criatividade. Desde então vieram também o trabalho com Intercâmbio de Jovens (década de 1980), o Rotaract Club de Indaiatuba (1992) e o Rotakids Club de Indaiatuba (2010) e, hoje, temos mais de 90 jovens parceiros no servir, congregando dezenas de famílias e levando para milhares de pessoas o que é o Rotary.

O nosso Distrito 4310 não fica atrás; temos nos tornado referência para outros distritos do Brasil e nossos jovens voluntários já se tornaram referências nacional e internacional no trabalho dentro de Rotary, na organização interna e também nas intervenções junto às suas comunidades. Em 2011 éramos 250 jovens e hoje estamos em 520, e a previsão é que, ao terminar o ano rotário 2015-16, sejamos aproximadamente 600 jovens voluntários do querido 4310 – distrito verde e amarelo.

E o clima é tão bom e propício que a cada novo jovem que ingressa nos nossos parceiros no servir, mais um jovem é convidado e a expansão já é exponencial, geométrica. Os chairmans tem feito visitas nos clubes e muitos já manifestaram interesse em atuar nesse sentido. Esses companheiros e clubes têm feito a diferença e nosso distrito está, pouco a pouco, se tornando mais jovem, mais amigo, mais alegre e mais produtivo.

Em setembro o auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba foi cenário de mais um encontro desses jovens parceiros no servir e dos companheiros rotarianos que os apoiam. Estiveram presentes 236 pessoas que puderam conferir de perto as novidades apresentadas pelos membros da Comissão Distrital de Juventude do Distrito 4310 e também palestras motivacionais, que deram novo ânimo e mais impulso ao trabalho realizado por todos os envolvidos.

2015-10 - Seminario de Juventude - 2

Companheiros como o Governador 2007-08 Pedro Albertini e o Governador 2013-14 Wilson Takada Junior falaram sobre a integração do jovem aos clubes e sobre Fundação Rotária; o chairman João Gabriel Mestieri apresentou sobre o Intercâmbio de Jovens com participação dos jovens do Rotex – que será submetido a votação para programa oficial de Rotary International esse ano – enquanto a chairperson Roseli Assis falou sobre o novíssimo Intercâmbio de Novas Gerações, para parceiros no servir com idade até 26 anos, depois foi a vez dos jovens participantes do RYLA – Premio Rotary para Liderança Juvenil darem seus depoimentos, sobre como foi o nosso RYLA em abril de 2015, em Bauru, emocionante e transformador de realidades, uma imersão na ética, no respeito, na solidariedade e no espírito de liderança.

Show a parte, o chairman do Rotakids, companheiro Daniel Sombini, a Representante Distrital do Interact Beatriz Foltran e o Representante Distrital do Rotaract, Murilo Abreu da Silva, promoveram excelentes palestras explicativas sobre seus programas e os benefícios que trazem para Rotary em ações, arrecadação, imagem pública e desenvolvimento de quadro associativo, conseguindo aumentar o interesse dos rotarianos presentes em apoiar e proporcionar oportunidade aos jovens das suas comunidades.

Ao final, os rotaractianos Alex Kissilevitc, Lucas Coelho, Peterson Silva e Fernando Lázaro deram um show a parte que misturou depoimentos, informações, motivação e mágica, mostrando quantos talentos temos nos nossos parceiros no servir e que devemos, cada Rotary Club, um a um, aproveita-los como novos associados dos seus Rotary Clubs padrinhos, uma condição em que se encontram muitos jovens parceiros no servir, boa parte dos aproximadamente 200 rotaractianos do nosso Distrito.

O balanço final, feito pelo companheiro Governador 2015-16 Luiz Henrique Furlan, os agradecimentos a todos os participantes e a ratificação de uma linda manhã e início de tarde com a colaboração de todos.

Mais que nunca, para o futuro do Rotary, nossa aposta é na Juventude!

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s