Cônjuges promovem II Seminário da Paz e Resolução de Conflitos

2015-12 - paz P

Fotos de Boanerges Gonçalves

A Associação de Cônjuges do Rotary Club de Indaiatuba – ACRI – em parceria com as associações de cônjuges dos Rotary Club de Indaiatuba Votura e do Rotary Club de Indaiatuba Cocaes trouxeram o II Seminário da Paz e Resolução de Conflitos para a comunidade indaiatubana para refletirmos mais sobre um dos maiores enfoques do Rotary para a Comunidade Mundial: a promoção da Paz.

A pedagoga Professora Valéria Engelman realizou brilhante palestra no Auditório da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, e demonstrou aos presentes, membros da família rotária como rotarianos, rotaractianos, interactianos, rotakidianos e seus convidados a importância de se falar de paz e promove-la, especialmente através do seu exemplo pessoal, nas suas atitudes diárias.

Segundo os organizadores do evento o objetivo é que através de atitudes, gerarmos multiplicadores pela paz e resolução de conflitos, iniciando através de cada um perante seus amigos, colegas de trabalho, família, vizinhos, e pessoas do seu circulo de convivência, mostrando que a paz é um tema para ser tratado, pensado, defendido e vivido no dia a dia de cada um, nas pequenas atitudes e nos relacionamentos cotidianos.

O evento, que faz parte do calendário distrital e das metas da governadoria do Distrito 4310 de Rotary International, serviu para outros propósitos também como o fomento à Imagem pública através de distribuição aos participantes de selos pela paz, para serem colados em vidros de veículos e também divulgação em jornais e mídia desse importante tema ligado a essência do propósito rotário.

Pudemos usufruir de um importante e bonito companheirismo através de pequena caminhada até o Relógio de Sol – no Parque Ecológico – marco de 50 anos de Fundação do Rotary Club de Indaiatuba – e pudemos arrecadar também litros de leite e mantimentos não perecíveis que foram recebidos como ingresso para o evento.

paz1paz2paz3paz4

 

O Rotary e a Paz

Do portal Rotary.org

Se você deseja causar impacto significativo no mundo, promovendo a tolerância e a cooperação, candidate-se à nossa bolsa integral para estudar em um dos Centros Rotary pela Paz. Em apenas uma década, mais de 900 bolsistas se formaram nos Centros e estão seguindo carreira em campos relacionados à paz. Muitas vezes, eles acabam assumindo posições de liderança em governos, ONGs, forças armadas e organizações internacionais, como Nações Unidas e Banco Mundial. Cheque o mapa rotário da paz para ver onde os alumni dos Centros estão fazendo mudanças positivas.

Infelizmente, não estamos mais aceitando inscrições para o ano letivo de 2016-17. O processo para 2017-18 começará em 1° de dezembro.

Leia sobre o processo de inscrição.

 

O que são as Bolsas Rotary pela Paz?

As Bolsas Rotary pela Paz são oferecidas anualmente para até 100 pessoas e cobrem custos relacionados aos estudos, incluindo mensalidades e taxas escolares, estágios, estudos de campo, acomodações, refeições e despesas com transporte de ida e volta. Dois tipos de bolsas estão disponíveis:

 

Mestrado

Oferecemos bolsas de mestrado em excelentes universidades para estudos de paz e prevenção/resolução de conflitos. Os programas duram de 15 a 24 meses e exigem estágio de 2 a 3 meses durante o recesso acadêmico. Todos os anos, fornecemos até 50 bolsas de mestrado nas seguintes instituições:

 

Aperfeiçoamento Profissional

Para aqueles com uma experiência maior em campos relacionados à paz que querem aumentar seus conhecimentos, oferecemos um programa de 3 meses em paz, prevenção e resolução de conflitos na Chulalongkorn University, em Bangcoc, Tailândia. Este programa engloba um estudo de campo de 2 a 3 semanas. Fornecemos até 50 bolsas de aperfeiçoamento profissional por ano.

2015-12 - paz 1

PATH HEANG

Path passou parte de sua infância trabalhando nos arrozais do Khmer Vermelho. A experiência o deixou determinado a ajudar seu país a superar os anos de brutalidade que causaram a morte de cerca de dois milhões de cambojanos. Path, ex-bolsista dos Centros Rotary pela Paz, lidera um dos escritórios do Unicef. “Estou neste cargo graças aos conhecimentos e habilidades que adquiri como Bolsista Rotary pela Paz. Agora posso influenciar as normas nacionais em prol das pessoas carentes do Camboja”.

 

A Bolsa Rotary para a Paz é indicada para mim?

Selecionamos os bolsistas através de um processo mundial, com base em sua capacidade de causar impacto significativo no mundo. Saiba mais sobre os critérios de elegibilidade e restrições.

 

Quero apoiar os Centro Rotary pela Paz

Para  promover o programa, faça uma doação para os Centro Rotary pela Paz. Com isso, você nos ajuda a alcançar a meta de US$150 milhões até 2017 para criar um fundo permanente ao programa. Descubra as diferentes opções para reconhecimento a doadores.

Veja algumas ideias para recrutar candidatos e promover o programa.

 

2015-12 - paz 2

MARIA EFFENDI

Maria é ex-bolsista Rotary pela Paz e trabalha como professora assistente em estudos de paz e conflitos na National Defense University (NDU) em Islamabad. “Eu dou aulas de análise, resolução e transformação de conflitos como parte do programa de mestrado da universidade. A NDU foi pioneira em estudos de paz e resolução de conflitos como disciplina para o sistema educacional do Paquistão, em 2008.”

 

2015-12 - paz 3

Anúncios

Sobre rotaryclubindaiatuba

Contador, professor universitário, empresário e rotariano, eu me chamo Erico Piovesan, tenho 34 anos e moro em Indaiatuba, Estado de São Paulo, cidade em que nasci e me criei. Na família rotária desde 1998 e no Rotary Club de Indaiatuba desde 15 de junho de 2009, hoje ocupo o cargo de secretário do meu clube e, em 2010, decidi criar esse blog para servir de boletim das atividades do Rotary Club de Indaiatuba, Distrito 4.310.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s